SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A segurança da informação diz respeito à proteção de determinados dados, com a intenção de preservar seus respectivos valores para uma organização (empresa) ou um indivíduo. Podemos entender como informação todo o conteúdo ou dado valioso para um indivíduo/organização, que consiste em qualquer conteúdo com capacidade de armazenamento ou transferência, que serve a determinado propósito e que é de utilidade do ser humano.
A informação sobre um cliente, a informação seus produtos, a informação sobre os fornecedores, hoje, no geral as informações de uma organização é considerada um ativo muito importante para uma organização. Esse ativo, é totalmente de forma intangível, já que não conseguimos tocar nessas informações, essas informações sendo o patrimônio da instituição ele deve ser protegido, por isso entra a segurança da informação e tem como objetivo proteger essas informações para que elas não sofra deteriorações, que ela não sofra perdas, então a organização tendo esse patrimônio ele tem que ter técnicas, conceitos, ferramentas para protege- las, e ai a segurança da informação trás tudo isso, aborda todo esse conceito principal, sobre a segurança desse patrimônio intangível. Para que a segurança chegue a esse objetivo, e aumentar a confiança nos sistemas, proteger essas informações para que as organizações dê uma continuidade nos seus negócios, temos o que chamamos de princípios básicos. Os princípios básicos da segurança da informação, vão contribuir para que a segurança atinja o seu objetivo que é proteger as informações. Quatro são os princípios básicos da segurança da informação, são os pilares:
C: CONFIDENCIALIDADE
I:IN TEGRIDADE
D: DISPONIBILIDADE
A: AUTENTICIDADE
Agora! Não adianta eu saber que existem esses princípios da segurança, devemos saber do que se trata cada principio.
A confidencialidade garante que a informação não seja acessada ( lida )por pessoas não autorizadas, a informação deve ser confidencial,