Segurança da informação em sites de compras
O comércio eletrônico é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico como, por exemplo, computador, celular, TV. O e-commerce é o canal mais moderno e simples de vendas, não envolve pesados recursos de investimentos ou de pessoal e pode ser acessado com um browser através do meio eletrônico mais difundido nos dias de hoje – a Internet. O E-commerce é uma tendência mundial, não restam dúvidas de que a Internet se transformou em um magnífico e dinâmico canal de compras onde se pode comprar de tudo um pouco, desde um lápis ou cd até carros, barcos, lanchas, motos etc.
As transações via internet entre empresas e para consumidores movimentaram aproximadamente 170 bilhões de dólares em 2007, segundo a 10ª edição da pesquisa de Comércio Eletrônico no Mercado Brasileiro da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EASEP-FGV).O volume representa um crescimento de quase 50% sobre a média do ano de 2006, que foi de 114 bilhões de dólares transacionados.Deste total, 130 bilhões de dólares foram transacionados entre empresas (B2B) e 40 bilhões de dólares foram transacionados entre empresas e consumidores (B2C). As lojas online brasileiras movimentaram 5,74 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2008, um aumento de 29% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado leva em conta a soma dos volumes de transações de automóveis, turismo e bens de consumo por meio de lojas virtuais e leilões para pessoa física na web brasileira. E a tendência é crescer cada vez mais a cada ano.
No entanto, o comércio eletrônico traz inúmeras conseqüências e a principal preocupação é com a segurança dos negócios. São intensos os debates sobre a validade dos documentos digitais e os riscos da sua manipulação, o que torna a implementação de tecnologias de segurança o grande