Ecologia
Aula Atividade Nº01
Síntese do conteúdo lido
Insetos
Os insetos sugiram há milhões de anos. Pode-se dizer que os primeiros surgiram há cerca de 500 milhões de anos. Atualmente, existem milhares de espécies e, entre elas, estão: borboletas, moscas, traças, abelhas, vespas, besouros, formigas e muitos outros.
Com relação ao seu desenvolvimento, a maioria dos insetos passa por diversos estágios antes de chegar ao seu amadurecimento. As borboletas, por exemplo, passam por quatro fases: ovos, larvas, crisálidas e, por último, tornam-se adultas da forma como as conhecemos, com suas asas grandes e coloridas
Muitos destes insetos tem se tornado uma praga para a população das grandes cidades. É o caso dos cupins e das formigas que avançam dentro das residências deixando um rastro de destruição.
A Natureza da Ecologia
É a ciência que estuda as interações entre os organismos e seu ambiente, ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição.[1] As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meop ambiente.
Espécies que dominam o mundo • Microbios : são seres vivos de reduzidas dimensões, que só podem ser observados com o auxilio do microscópio. Tipos de micróbios: Podem pertencer a 4 grupos diferentes: Vírus Bactérias Protozoários Fungos . CURIOSIDADES: Em 1674, Leeuwenhoek (inventor do microscópio) observou pela 1ª vez micróbios. Foi Louis Pasteur o 1º a estudar os micróbios de firma mais aprofundada. • VÍRUS: Organismos muito simples que só conseguem realizar as suas funções, como a nutrição e a reprodução quando se encontram dentro de células vivas. • Cocos : de forma esférica. Ex: Neisseria meningitidis Bacilos : em forma de bastonete. Ex: Clostridium, Bacillus, Escherichia coli . BACTÉRIAS : são seres vivos unicelulares, sem núcleo distinto que pertencem ao Reino Monera. As bactérias são classificadas quanto à forma: •