Segurança Alimentar - Uma abordagem ética
Trabalho final da disciplina: Conhecimento e Ética
RFP
Segurança Alimentar: Uma abordagem ética
As ameaças à Segurança Alimentar muito além da transgênese, abrangem questões que concernem às consequências dos hormônios e antibióticos utilizados na produção animal, do uso indiscriminado de açúcar, sódio e gorduras, da falta de regulamentação e controle da produção de alimentos ultra-processados e à publicidade desses dirigida às crianças.
Este paper tem o objetivo de expor as questões éticas relacionadas à Segurança
Alimentar na dimensão que tange o acesso aos alimentos e a produção indiscriminada de agrotóxicos e de alimentos transgênicos.
O presente trabalho visa, concisa e sistematicamente, explorar os fundamentos filosóficos, situando-os em esfericidades atualmente restritas, embora complexas às reflexões de moral e etica importantes à nossa vida. Tal problematização consistirá em dois principais eixos norteadores culturalmente antagônicos, muito embora articulados para uma mesma finalidade. Estou me referindo especificamente aos tipos de produtividade e de produção agrícola e suas cadeias de consumo, um primado pelos transgênicos, e o outro conceitualmente denominado de segurança alimentar.
Situá-los e contextualizá-los na semântica literária filosoficamente falando, foi profundamente desafiador e um tanto idealístico, pois tal proposta de estudo, a princípio, pareceu-me impregnada de um dualismo intrincado a ser resolvido. E tal condição só foi possível ao admitir efetivamente que a filosofia, na sua peculiaridade, pudesse compreender, interpretar, desdobrar e desencadear discussões com enfoques à luz de uma realidade não meramente contemplativa, mas e principalmente que leve a cabo um reexame da noção de uma práxis criadora, conscientizadora e transformadora em nível conceitual, mas também no nível da organização sociocultural, ética, moral e política.
Se propuséssemos uma hierarquia de