seguranca publica
Quando falamos em segurança pública pesamosimediatamente na ação policial e nos esquecemos que outros fatores como: saúde, educação, moradia, oportunidade de emprego, estabilidade familiar etc. que também influenciam na criminalidade.
Ébem verdade que ao ponto que estão os índices de criminalidade em determinadas áreas há a necessidade de uma ação contundente da policia para desarticular as quadrilhas que ali se instalaram eestabeleceram domínio, pois são pessoas que usam de meios violentos para exercer o “domínio” daquele local, contudo a ação da policia não pode ser esporádica, uma vez que após a saída dos agentes da lei, asituação volta à condição anterior.
Ações voltadas para a questão social também se faz necessário, pois uma pessoa que não tem o mínimo de educação, uma casa descente para morar, assistênciamédica e também uma base familiar ficará muito mais vulnerável as “facilidades” oferecidas pela criminalidade.
Portanto ações policiais combinadas com as sociais deveriam ser implantadaspara tentar reverter os efeitos e influencia que a criminalidade possui, principalmente sobre a parcela jovem da população, principalmente em áreas carentes.
O sistema prisional brasileiro também merece grande atenção, este padece hoje de evidente superlotação, constituindo um ambiente de degradação humana, marginalização social e perpetuador das condições de estímulo à criminalidade.
Outro item importantíssimo é a nossa legislação, ela sozinha não soluciona os problemas com a criminalidade, mas há diversos aprimoramentos que se impõem para torna-la mais eficaz, mais justa e mais rápida.
Amais polêmica das medidas gerais que pode contribuir para a redução dos índices de criminalidade é, sem dúvida, a descriminalização das drogas. O seu impacto provavelmente seria significativo, uma vez que os rendimentos das grandes organizações criminosas