SEGUNDO TRABALHO DE PSICOPEDAGOGIA 2015
1.0. Introdução 2
2.0. ESTRATÉGIAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS QUE APRESENTAM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULAS 4
2.1. Estratégias de Trabalho Para os Alunos que Apresentam Problemas de Aprendizagem Junto aos Colegas 5
2.1.1. A Postura dos Colegas Dentro e Fora da Sala de Aulas 5
2.2. Estratégias de Trabalho Para os Alunos que Apresentam Problemas de Aprendizagem Junto às Famílias 7
2.2.1. A Actuação da Família 7
2.3. Estratégias de Trabalho Para os Alunos que Apresentam Problemas de Aprendizagem Junto aos Serviços Públicos de Atendimento ao Escolar 11
3.0. Conclusão 13
4.0. Bibliografia 15
1.0. Introdução
Geralmente, todo aluno que apresenta problemas de aprendizagem na sala de aulas necessita de ajuda, seja dos colegas, da família, seja dos professores ou mesmo dos serviços públicos de atendimento escolar. Infelizmente nem sempre tem sido assim, na maioria das vezes o que se tem verificado são as atitudes discriminatórias, de exclusão, limitações e marginalização conducentes ao fracasso escolar, sobretudo em países em via de desenvolvimento como Moçambique.
O presente trabalho estuda as estratégias a serem aplicadas no trabalho para os alunos que apresentam problemas de aprendizagem na sala de aulas. O objectivo central do estudo consiste em compreender as acções sistemáticas a serem implementadas aos alunos que apresentam problemas de aprendizagem.
São várias instituições e várias estratégias de trabalho que podem ser aplicadas para alunos que apresentam problemas de aprendizagem, porém, aqui apresentam-se em três, que constituem os objectivos específicos do trabalho, designadamente: (1) explicar as acções sistemáticas a serem desenvolvidas junto aos colegas; (2) entender o trabalho para os alunos que apresentam problemas de aprendizagem na sala de aulas junto às famílias; e (3) descrever estratégias junto aos Serviços Públicos de Atendimento Escolar.
Já que estamos a tratar de Problemas de Aprendizagem, há que concebermos em duas