USINA NUCLEAR
1. INTRODUÇÃO 4
2. DEFINIÇAO DE ENERGIA NUCLEAR 5
3. HISTÓRIA DA ENERGIA NUCLEAR 5
4. UTILIZAÇÃO DA ENERGIA NUCLEAR 6
5. PAÍSES E LOCAIS QUE UTILIZAM ENERGIA NUCLEAR 6
6. COMO FUNCIONA UMA USINA NUCLEAR 7
7. DESASTRES NUCLEARES 8 desastre nuclear de chernobyl 8 desastre nuclear de fukushima 9 desastre nuclear de goiânia 10
8. ENERGIA NUCLEAR NO BRASIL 11
9. DISCUSSOES INTERNACIONAIS ENVOLVENDO ENERGIA NUCLEAR 11
10. CONCLUSÃO 12
11. ANEXOS 12
11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS: 13
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de mostrar o que é a Energia Nuclear, como ela é utilizada, quais são os benefícios e como ela surgiu.
2. DEFINIÇAO DE ENERGIA NUCLEAR
A energia nuclear, também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. A energia nuclear mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo. A divisão desse núcleo em duas partes provoca a liberação de grande quantidade de energia. Os átomos são formados por núcleo e elétrons, que são orbitais, ou seja, gravitam em torno do núcleo. As partículas que formam o núcleo são unidas por uma força de atração. Quando uma energia externa é aplicada, o núcleo do átomo é desintegrado, liberando calor e radiação. O urânio, em função de suas características químicas, é o elemento utilizado para a geração de energia nuclear nas usinas atômicas.
3. HISTÓRIA DA ENERGIA NUCLEAR
A teoria atomística foi editada inicialmente no quinto século antes de Cristo pelos filósofos gregos Leucipo e Demócrito. Somente no inicio do século XIX, os pesquisadores em química retornaram à hipótese atômica. essa hipótese foi proposta por John Dalton em 1803. O primeiro modelo de átomo conhecido como "Pudim de ameixas" foi apresentado por J.J Thompson. Robert A. Millikan, físico americano que trabalhou durante nove anos na determinação da carga do elétron na sua célebre experiência da gotícula de óleo. Teve também grande