Segundo reinado resumo
O Segundo Reinado é um período da história do Brasil que compreende 49 anos, do final do período regencial à proclamação da República do
Brasil .Iniciou, com a declaração de maioridade de D.
Pedro II, e teve o seu término quando a monarquia constitucional parlamentarista vigente foi derrubada pela proclamação da república brasileira.
O Segundo Reinado
O segundo reinado foi uma época de grande progresso cultural e de grande significância para o Brasil, com o crescimento e a consolidação da nação brasileira como um país independente, e como importante membro entre as nações americanas. O prestígio internacional que o Brasil alcançou nessa época, mesmo comparado com determinados países da Europa de então, e seu progressivo desenvolvimento social e econômico, foram em grande parte devidos à firmeza com que D. Pedro II conduziu o país.
Durante o Segundo Reinado houve uma diversificação das atividades econômicas, muito embora o modelo econômico estivesse voltado para atender as necessidades do mercado externo.
Importação Café
Durante o Segundo Reinado houve uma diversificação das atividades econômicas.
O cacau e a borracha ganharam destaque na produção agrícola. O surto da borracha - Pará e
Amazonas - levou o Brasil a dominar 90% do comércio mundial. Porém, o principal produto de exportação brasileira será o café.
O café a partir de 1760 passou a ter uma importância comercial, sendo utilizado para a exportação. Inicialmente no Rio de Janeiro, no vale do Paraíba, a expansão do mercado consumidor internacional favoreceu a expansão do cultivo do café para o Oeste paulista.
A crise do escravismo brasileiro está relacionado a uma série de fatores, entre os quais, as pressões inglesas sobre o tráfico negreiro e a expansão da atividade cafeeira, trazendo a necessidade de ampliar a força de trabalho assalariado.
Com a extinção do tráfico negreiro em 1850- lei
Euzébio de Queiróz- os fazendeiros de