Resumo Segundo Reinado/Primeira República/Primeira Guerra Mundial
SEGUNDO REINADO
Corresponde ao governo de D. Pedro II.
Teve início em 23 de julho de 1840, com a antecipação da coroação de D. Pedro II pela mudança na Constituição que o declarou maior de idade com 14 anos e, portanto, apto para assumir o governo (GOLPE DA MAIORIDADE).
O governo de D. Pedro II, que durou 49 anos, foi marcado por muitas mudanças sociais, política e econômicas no Brasil.
Dividido em 3 partes: fase de consolidação, que se estende de 1840 a 1850. As lutas internas são pacificadas, o café inicia a sua expansão apogeu do Império, um período marcado por grande estabilidade política, permitida pelo sistema parlamentarista (o parlamentarismo às avessas) e pela política de conciliação. Em termos de Relações Internacionais, o período é marcado pela Questão Christie e pela Guerra do Paraguai. declínio do Império, marcado pela Questão Militar, pela Questão Religiosa, pelas lutas abolicionistas e pelo movimento republicano, que conduzem ao fim do regime.
Revolução Praieira: foi uma revolta liberal e federalista que ocorreu na província de Pernambuco, entre 1848 e 1850. Os liberais discordavam da necessidade de um governo centralizador. Dentre as várias revoltas ocorridas durante o Brasil Império, esta foi a última. Ganhou o nome de praieira, pois a sede do jornal dirigido pelos liberais revoltosos (chamados de praieiros) situava-se na rua da Praia.
A política foi marcada pela disputa entre o Partido Liberal e o Conservador.
Houve uma estabilidade política, proporcionado pelo Sistema Parlamentarista (1847), que ficou conhecido como PARLAMENTARISMO ÀS AVESSAS – chamado assim pq era completamente avesso ao modelo inglês. Funciona da seguinte forma:
ECONOMIA: desenvolvimento do café
Na segunda metade do século XIX tornou-se o principal produto de exportação brasileiro.
Os fazendeiros (barões do café), principalmente paulistas, fizeram fortuna com o comércio do produto. Parte dos lucros do café foi