segunda guerra mundial em caxias
Trabalho sobre a Segunda Guerra Mundial
Caxias do Sul, dia 15 de Maio de 2014.
Caxias do Sul, por mais que não seja uma cidade de algum país europeu também teve sua participação e tragédias devido a Segunda Grande Guerra, que veremos a seguir.
Nossa cidade enviou 121 soldados e 12 voluntários para que juntamente com os demais 25.201 pracinhas de outras regiões brasileiras à serem mandados para as forças aliadas italianas durante sete meses e dezenove dias, que implicaram na incorporação ao Exército dos Estados Unidos.
Devido a grande busca por armas, a fábrica Gazola que fabricava bombas e granadas sofreu uma falha. Uma explosão na sua linha de produção bélica matou 6 jovens moças, em torno das 9hs do dia 22 de Julho de 1943.
Analizando informações jornalísticas da época
Vendo imagens de jornais antigos sobre a Segunda Guerra, apesar de todo o medo do povo brasileiro, sinto que havia orgulho, havia amor a pátria e, esse amor era equivalente ao medo. Em um dos jornais que li, continha uma frase dita por Getúlio Vargas que me chamou a atenção. “Brasileiros! No momento do perigo todos os brasileiros acorrerão em desefa da Bandeira Nacional, e eu estarei convosco, pronto pra lutar, para vencer, para morrer.” – Getúlio Vargas. Para alguns e talvez a maioria essa frase é mais um pronunciamento político sem valor, mas ao meu ver isso é puramente desespero e orgulho, orgulho de poder servir ao Brasil mesmo em momentos tão turbulentos.