Segregação socio espacial
Wender dos Santos Silva
Evandro Gonçalves Cardoso
Diogo Batista Souza
Segregação Socioespacial
Exclusão Social
São Paulo
2014
Súmario
Introdução ________________________________________________
Desenvolvimento __________________________________________
Conclusão ________________________________________________
Bibliografia _______________________________________________
Introdução
Este trabalho tem o objetivo de abordar o tema da segregação socioespacial, mostrar o que seria a segregação socioespacial, onde mais ocorre a tal segregação, quem são mais afetados com isso e quais os motivos da separação das populações com ideias de sociólogos famosos sobre o assunto.
Desenvolvimento
Segregação é o ato de segregar, de separar ou de isolar. No contesto de segregação socioespacial, seria de dividir por territórios distintos as classes sociais da sociedade, por exemplo, separar um ou mais grupos de indivíduos para um local menos favorecido ou mais favorecido.
Para Henri Lefebvre (1901 – 1991 – 90 anos), sociólogo francês, existe três formas de segregação tanto simultânea ou sucessiva, que seriam a segregação voluntaria que é o individuo por conta própria se isolar ou se distanciar, teria também a segregação espontânea que é a pessoa procurar o local onde pode pagar e por ultima a segregação programada, sobre ação do estado com o pretexto de arrumação ou planejamento.
Manuel Castells (1942 – atual – 72 anos), sociólogo espanhol, analisa o processo de segregação socioespacial como reflexo da distribuição espacial das diversas classes sociais, de acordo com o nível social dos indivíduos, sendo que esta tem determinações políticas, econômicas e ideológicas.
Não podemos afirmar diretamente quando começou a ter uma separação dos territórios referente classes social ou qualquer outro aspecto que pode levar a segregação, mas a