ciencia
1- Caracterize o solo arenoso, argiloso e humífero?
Arenoso: tem grande quantidade de areia e seca rápido, porque é poroso e permeável devido aos espaços entre os grãos de areia. A água, carregando os sais minerais, deposita-se nas camadas mais profundas. Por isso, é um solo pobre em nutrientes e poucas plantas desenvolvem-se nele.
Argiloso: Apresenta mais de 30% de grãos de argila, bem ligados entre si e retendo água e sais minerais em quantidade necessária para as plantas desenvolverem-se. Quando tem muita argila, o solo pode ficar encharcado e comprometer a circulação de ar, inibindo a respiração das raízes e o desenvolvimento das plantas. Quando o solo argiloso fica seco, ele torna-se compacto, duro e pouco arejado.
Humífero: conhecido como terra preta, contém húmus e é bastante fértil. O Húmus ajuda a reter água, aumenta a porosidade e auxilia na aeração. O processo de decomposição realizado por fungos e bactérias coloco no solo os sais minerais necessários as plantas.
2- Como se da à penetração da agua no solo?
Dá-se pela precipitação de chuva ou neve e pela posterior drenagem para dentro dele. Ela faz com que as reações químicas ocorram no solo e permite a manutenção dos micro-organismos e outros seres vivos que ai habitam.
3- Como é conhecida a capacidade de deixar a agua passar ou retê-la?
Permeabilidade do solo.
4- Caracterize o solo com pouca água, com quantidade ideal de água e com excesso de água.
Solo com pouca água: a água fica fortemente aderida ás partículas do solo e as plantas não conseguem sobreviver
Solo ideal: a água preenche todos os espaços entre as partículas do solo e é facilmente retirada pelas raízes.
Solo com excesso: uma parte da água e dos sais minerais se aprofunda no solo.
5- Comente sobre a agricultura sustentável.
A sustentabilidade associa as atividades humanas á conservação ambiental, permitindo que o desenvolvimento não comprometa, no futuro, os diferentes