Segmentação de mercado
Quando uma empresa decide mudar o rumo dos negócios e opta por deixar de ser conhecida pela imagem de organização que oferece “tudo para todos”, voltando-se a apresentar o produto certo ao público ou mercado certo, pode estar tomando uma decisão que vai muito além de uma simples estratégia de marketing. Pode estar garantindo sua sobrevivência no mercado.
A proposta do referido trabalho ao solicitar de nós alunos a escolha de uma empresa situada no Espírito Santo e reunir informações suficientes para descrever seu perfil, determinaram como pressupostos que a empresa escolhida fosse conhecida ou pudesse ser estudada em detalhes pelo aluno responsável pelo estudo.
A escolha da empresa Serasa Experian como referência do estudo foi feita em razão da proximidade com um colaborador da empresa, que gentilmente explicou todo o processo de mudança estratégica recente que a organização passou, além de auxiliar com informações contidas no web site e Intranet da empresa, trazendo maior embasamento à formulação deste trabalho.
As informações para a realização do estudo foram obtidas através de entrevista pessoal com um Executivo de Vendas da Serasa Experian, utilizando perguntas abertas e buscando entender o momento da organização quando as mudanças foram implementadas, além de informações obtidas no web site (informações disponíveis ao público) e intranet (informações disponíveis apenas a colaboradores).
2. Descrição
A Serasa Experian resultou da fusão no ano de 2007 do maior Bureau de crédito da América Latina – a Serasa – com a maior empresa de informações de crédito, negócios e marketing do mundo – a Experian. Criada em 1968 por iniciativa da Febraban – Federação Brasileira de Bancos – como opção cooperada para a centralização e padronização de relatórios, formulários e fichas cadastrais, sua criação possibilitou aos bancos significativa redução de custos administrativos e rapidez e segurança nas decisões bancárias e controle do sistema financeiro.