sedentarismo
O sedentário não pratica qualquer atividade física, fica cansado ao fazer atividades diárias, como caminhar ou fazer algum tipo de esforço físico. Ficar sem praticar atividade física pode trazer sérias consequências à saúde do sedentário, como problemas de circulação sanguínea, obesidade, entre outros.
Para evitar o sedentarismo é necessário realizar atividades físicas com frequência. Para quem está parado há muito tempo é fundamental começar com exercícios leves e simples, como caminhadas. Essas atividades têm de ser frequentes, para que a intensidade e tempo do exercício possam ser aumentados ao longo do tempo.
É importante também que o sedentário procure orientação de um profissional especializado para garantir segurança na hora de fazer exercícios. Vale lembrar que o organismo e o corpo humano tem que se adaptar gradativamente ao exercício físico. Não respeitar esse limite pode causar sérios problemas nas articulações e musculaturas do corpo.
Todos os indivíduos devem ter em mente que a partir dos 40 anos existe uma perda aproximada de 6 a 10% da força muscular por década de vida, o que faz com que aqueles que não executem atividades físicas tenham, por volta 70 anos, uma perda importante do equilíbrio que, se somado aos demais efeitos deletéricos do envelhecimento como a diminuição da visão, perda de massa óssea, perda da flexibilidade articular, torna-os mais susceptíveis a quedas e fraturas.