As Estações do ano e a inclinação da terra
Se o Eixo de rotação da Terra não fosse inclinado,não teríamos as estações de ano.Cada dia teria 12 horas de luz e 12 horas de escuridão. A ocorrência das estações do ano depende de duas propriedades do eixo da Terra: primeira ele está inclinado com relação á órbita que a Terra faz ao redor do Sol; segunda essa inclinação é sempre a mesma, ou seja, o eixo aponta sempre para a mesma posição.
Existem quatro estações definidas durante o ano porque o eixo da Terra ao girar em redor de si é diferente do eixo do giro do planeta ao redor do Sol. Assim, o hemisfério norte recebe mais sol durante metade do ano e o sul na outra metade. E os pólos passam seis meses praticamente às escuras e os outros seis na maior claridade.
A Terra tem dois movimentos principais: rotação e translação. A rotação em torno de seu eixo é responsável pelo ciclo dia-noite. A translação se refere ao movimento da Terra em sua órbita elíptica em torno do Sol.Se o eixo de rotação fosse igual ao de translação, os dois hemisférios receberiam a mesma quantidade de sol durante todo o ano e as estações deixariam de existir.
Como a distância entre a Terra e o Sol varia durante o ano coincidindo que está mais longe no inverno e mais perto no verão, muita gente pensa que esse é o motivo das estações do ano. Mas, não é isso que acontece. É verdade que quando estamos no verão o Sol está mais perto e por isso recebemos mais energia do que no verão. Mas se olharmos proporcionalmente, a energia recebida por cada hemisfério em suas respectivas estações estão muito mais ligada à inclinada do eixo da Terra do que à distância Terra-Sol. http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-1.html http://super.abril.com.br/tecnologia/eixo-inclinado-terra-cria-estacoes-ano-437003.shtml