Teoria da Contabilidade
___________________________________________________________________________
Teoria da Contabilidade.
Passo 2
1. Qual a origem da Contabilidade? A contabilidade existe desde os primórdios da civilizações e antes era considerada arte da escrituração mercantil até ser passada a ser reconhecida pela sua evolução como ciência
2.Quais os primeiros sinais de que existia Contabilidade na antiguidade?
Os primeiros sinais vieram com o enriquecimento do homem e seus impérios ou estabelecimentos necessitavam de técnicas que pudessem preservar o controle de seus bens aí se inicia a história da contabilidade, que segundo historiadores e estudiosos, se divide em quatro períodos:
CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO
Período que se inicia com a civilização do homem e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Líber Abaci , da autoria de Leonardo Pisano.
CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL- período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.
CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO- período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche" , da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade.
CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO- período que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje.
Passo 3
A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
Deixando