Sede CCTV
Na quarta-feira passada, OMA participou da cerimônia oficial da conclusão da construção para a Sede da China Central Television (CCTV) em Pequim, que começará a ser utilizada ainda neste ano. Projetada pelo OMA, uma reinvenção dos arranha-céus como um laço, a construção do edifício foi iniciada em 2004. Com aproximadamente 473.000m², CCTV – acomodando estúdios de TV, escritórios, broadcasting e equipamentos de produção – é o maior projeto já criado pelo OMA e seu primeiro grande edifício na China.
CCTV desafia a busca típica dos arranha-céus por uma grandiosa altura. Levantando-se de uma plataforma comum, duas torres inclinam-se uma para a outra e, eventualmente, fundem-se numa direção perpendicular, um balanço de 75 metros. O projeto combina todo o processo de “fazer TV” – anteriormente disperso em vários locais da cidade – num vínculo de atividade interconectadas.
A estrutura da sede da CCTV, e as forças em ação dentro dela, é visível em sua fachada: uma rede de diagonais que se torna densa em áreas de maior carregamento e mais flexíveis e abertas em áreas que exigem menores apoios. A fachada se torna uma manifestação visual da estrutura do edifício.
Rem Koolhaas comentou: “Estou muito feliz, depois de anos de colaboração intensa, o prédio da CCTV irá em breve começar a desempenhar seu papel da forma que foi planejado”.
O projeto CCTV foi liderado pelo OMA / Rem Koolhaas, o ex-parceiro do OMA, Ole Scheeren (até 2010), o parceiro do OMA David Gianotten e o gerente do projeto Dongmei Yao numa colaboração muito próxima com os parceiros Shohei Shigematsu, Ellen van Loon e Victor van der Chijs. A equipe de projeto consistiu nos arquitetos: Anu Leinonen, Charles Berman e Adrianne Fishe juntos de uma equipe com mais de 100 arquitetos do OMA.
O projeto estrutural e MEP foram fornecidos por Cecil Balmond e Arup, enquanto ECADI (East China Architectural Design & Research Institute) funcionou com o Instituto de Projeto Local. Os consultores do projeto