unidade 4 Hist ria da ed
Pedagogia 3 ciclos B Curso: História da Educação Alunos: Pollyanna Aparecida Lima de Souza
Profª Jeanne Gomes de Brito Santejo
A educação Jesuíta no Brasil.
No período colonial vieram para o Brasil além dos colonos, os jesuítas e os padres, estes vieram com a missão de promover os valores religiosos aos povos nativos, estabelecendo assim, uma relação entre jesuítas e indígenas baseada nos ensinamentos cristão, e também na civilização. Na época era muito forte a questão da religião, se pregava muito a respeito de salvação das almas e pecado. Por ser um povo com hábitos diferentes e costumes, houve uma certa resistência por parte dos indígenas. Além da missão de inserir os valores religiosos na cultura já existe, a educação era fundamental pois ensinavam a leitura e a escrita, educando não só apenas os índios mais os filhos dos colonos e tendo como prioridade a formação gratuita dos sacerdotes para ensinar nas catequeses.
O cristianismo era algo dominante na época, e tinha muita influência. Em uma planta de uma missão jesuíta é possível ver que a igreja era o centro de tudo, das escolas, do cemitério, das oficinas, e da Santa Casa e por isso tinha uma ligação com o Estado que mantinha vivas as obras da igreja com recursos. Nas regiões rurais, nos casarões haviam capelas.
Como podemos ver a igreja era dominante e a educação era indispensável para transplantar os valores e ensinamentos e com base nas experiências pedagógicas dos jesuítas havia também as orientações da Ordem dos Estudos também conhecida como “ Ratio Studiorum ” que tinha uma compilação em que se encontrava as regras de ensino baseadas nas cartas em que os jesuítas descreviam as atividades que foram eficientes aos ensinamentos e que poderia ser seguida, além disso, graças aos ensinamentos houve um desenvolvimento, pois os povos puderam conhecer os valores religiosos e morais, dominarem a leitura e a escrita, começaram a surgir as