Seda
A SEE
SEDA
Diz-se que a seda foi descoberta durante
2640 A.C na China pela Imperatriz Shi
Hsi Ling, que estudou o bicho-da-seda e aprendeu a arte de tirar a da seda do casulo. PROCESSO DE CRIAÇÃO DO TECIDO DE SEDA
O bicho-da-seda alimenta-se de folhas de amora, que faz com que aumente o seu tamanho corporal por cerca de
10000 vezes em um curto espaço de tempo. Deixa então de comer até ao fim de trinta dias e apropria-se a de um pedaço de palha e começa a gerar seu casulo. Após a fiação do casulo e antes da eclosão da larva em uma mariposa, o casulo é mergulhado em água quente para desenrolar e produzir longos fios de seda. Este fio fino é o componente básico de fios e tecidos de seda.
LAVAGEM E BRANQUEAMENTO DOS FIOS DE
SEDA
A fibra natural extraída do bicho-da-seda é cercada por uma substância glutinosa, que é retirada durante a lavagem e o branqueamento.
TECELAGEM
Processo em que o tecido é criado pelo entrelaçamento dos fios, sendo feito manualmente ou por máquinas.
Quando feitos a mão o tecido fica com um aspecto melhor e ganha mais brilho. Mas com é um processo demorado, o trabalho é feito por modernas máquinas, que lançam os fios por projéteis de ar, que formam a trama do tecido com maior produtividade e rendimento.
TINGIMENTO, IMPRESSÃO E ACABAMENTO
Existem dois tipos principais de tecidos de seda, um fio que é pré-tingido ou tingido como o tafetá e o cetim duquesa. O outro tipo é a peça tingida, realizada após a tecelagem como: crepes, twills, etc. O processo de tingimento da seda nunca fica com tons parecidos, pois o que dão aspecto de homogêneo para o tecido é a impressão ou feito pelo método de impressão bloco, rolo de impressão ou método de tela impressão. Para finalizar o tecido é imerso em uma solução química para ajudar a preservar o brilho, acrescentando um toque macio, liso e de fácil manuseio.
CARACTERÍSTICAS DO TECIDO DE SEDA
A seda é muito