Fiacao de seda
A comunicação é ferramenta fundamental para o funcionamento da empresa. Na empresa analisada, Fato a Mano, a comunicação escrita é encontrada como forma de garantir contratos firmados e um grande aliado para garantir a comprovação das ações dos funcionários e processos que ocorreram no local.
O sistema PABX, que consiste em contato pelo telefone/ ramais, por ser uma comunicação mais prática e rápida, pode-se concluir que alguns cuidados devem ser tomados, como, por exemplo, o uso de código fechado, fala clara e de bom tom, o uso de palavras e códigos técnicos considerando o repertório do destinatário. A comunicação é diferenciada, assim com a produção usa-se a fala mais informal e, quando necessária autoritária. Para apresentar um novo produto ou fechar uma grande produção a comunicação deve ser mais formal e persuasiva.
A empresa Fato a Mano utiliza também a comunicação interna através de memorandos, assim todo e qualquer procedimento fica ciente por ambas as partes, chegando corretamente ao destinatário. Um exemplo corriqueiro é a informação sobre alteração no produto por parte do cliente, que deve ser alterado a tempo, ou para informar que a necessidade da compra de determinada matéria prima para finalização da produção. A CI (comunicação interna), contém duas vias, uma ficando com a pessoa quem escreve (remetente) e outra com a pessoa que recebe (destinatário), dessa forma ambos concordam, com assinatura e data, que estão cientes da informação.
Outra forma presente é o e-mail, é um correio eletrônico que possibilita um contato mais rápido com o cliente, fornecedores e até contato interno. Assim, independente do horário e local, a comunicação pode ser realizada com sucesso, sempre adequando a linguagem e repertório do destinatário.
O conhecimento da língua portuguesa está presente em orçamentos enviados aos clientes, a custos recebidos de fornecedores. É de grande importância, já que uma palavra ou pontuação incorreta pode gerar