Seculo XIX Brasil de colonia a imperio
Quando Napolião Bonaparte, decretou o Bloqueio continental em 1806, o governo português ficou em uma situação dificil se não aderisse do bloqueio, as tropas Francesas invadiriam Portugual, se fizesse a Inglaterra bombardearia Lisboa.
O principe regente D’João governava Portugal em lugar de sua mãe a rainha D’Maria I, afastada por insanidade mental.
O governo britânico sugeriu uma solução a fuga de toda familia real para o Brasil nos navios ancorados em Lisboa
O embarque aconteceu nodia 29 de Novembro de 1807, quando as tropas Francesas já estavam próximas de Portugual.
Além da familia real viajaramcerca de 15 mil pessoas entre altos funcionarios, nobres, sacerdotes, militares de alta patente.
A viagem foi como os navios estavam lotados não havia espaço para as pessoas se acomodarem. A maior parte dormia no convés.
Para agravar a situação, as pessímas condições de higiene facilitaram apropagação de um surto de piolho, obrigando crianças, mulher, homens, entre elas a principal Carlota Joaquina, a raspar a cabeça.
No Brasil, a primeira medida importante de D’João foi o decreto de abertura dos portos ás nações amigas. Estavam liberados o comércio do Brasil com os páises aliados de Portugual.
A permanência da corte portuguesa possibilitou a vinda de numeros pintores, cientistas, naturalista, e sábio estrangeiros. Entre eles, britânicos,alemães, austriacos e Frances. Destacaram-se o pintor, alemão, rugendas e o pintor Debret. Eles descreveram e retrataram em desenhos e aquarelas cenas rurais e urbanas.
Brasil: de Colônia a Império Paginas 233 a 236
Com a vida da Corte portuguesa para o Brasil em 1808, passos largos foram dados em sentido a Independência do país! Cidades como o Rio, Vila Rica, Salvador e Recife precisaram se adaptar ao grande número de cortesões e suas exigências administrativas. Além da abertura de portos e a revogação do alvará que proibia a instalação de manufaturas.