Secreções
Exócrina: Lançam seus produtos para fora da corrente sanguínea, ou seja, para uma cavidade. Ex.: glândulas mamárias , sebáceas, sudoríparas, lacrimais, etc.
Endócrina: Lançam seus produtos(hormônios) diretamente para a corrente sanguínea. Ex.: glândula tireóide, supra-renal, hipófise, ovários, testículos, etc.
Anfícrinas: Lançam seus produtos para a corrente sanguínea e para cavidades. Ex.: Fígado (bile na cavidade (intestino) e hormônio regulador de crescimento no sangue), pâncreas (bile na cavidade (intestino) e os hormônios insulina e glucagon no sangue), testículo(espermatozóide em cavidade e testosterona no sangue) e ovário (ovócito na cavidade e estrógeno e progesterona no sangue).
É isso ? Se não for, achei isso na wikipédia:
☺ Quanto a natureza de sua secreção
Pode dividir quanto a esse requisito em glândulas:
- Mucosas: Secretam muco. O muco é uma secreção mais densa, de alta viscosidade.
- Serosa: Secretam substâncias serosas, que é algo mais fluído, com grande quantidade de proteínas.
- Mucosserosa ou Mista: Quando secreta o muco e sera.
☺ Quanto ao seu mecanismo de secreção
Essa forma é a mais importante de classificação. As glândulas secretam diferentes quantidades de fluido no seu local-alvo. Por isso, devido tanto a essa diferença de quantidade, quanto a constituição desse fluido, dividiu-se as glândulas em 3 tipos:
- Merócrinas: Liberam por exocitose, sem liberar nenhum conteúdo citoplasmático próprio. É a glândula parótida.
- Apócrinas: Uma porção pequena do pólo apical é liberada juntamente com o produto de secreção. Pode ser a glândula mamária.
- Holócrinas: A célula amadurece, morre e torna-se o produto de secreção. Como exemplo, é a glândula sebácea.