fisioterapia
O tubo digestivo é, em essência, um longo tubo muscular, com revestimento interno que secreta sucos digestivos e absorve nutrientes.
Um dos principais controladores da função gastrintestinal é o sistema nervoso intrínseco, situado na parede da víscera e estendendo-se desde o esôfago até o ânus, formando uma rede intercomunicante de fibras e de corpos celulares neurais. É dividido pelo complexo mioentérico e o plexo submucoso. O tubo gastrintestinal também é controlado de forma muito intensa, pelo sistema parassimpático e pelo sistema simpático componentes do sistema nervoso autônomo.
1. MOVIMENTOS GASTRINTESTINAIS
Os movimentos de mistura variam conforme a região do tubo digestivo. No estômago, são principalmente: movimentos peristálticos locais, propagados apenas por pequenas distâncias na parede gástrica, mas que produzem profundas indentações no conteúdo do estômago, e como resultado o mistura com as secreções gástricas. No intestino delgado, a mistura é realizada em sua maior parte por múltiplos anéis de contração espaçados de 6 a 10 cm ao longo do intestino ocorrendo várias vezes por minuto, dividindo o conteúdo intestinal de modo repetitivo em pequenas frações.
Lei do Intestino- Muito embora o peristaltismo possa progredir nas duas direções no intestino a partir do seu ponto de origem com muito mais freqüência progride apenas em direção ao ânus. A razão provável para isso é a de que o plexo mioentérico seja “polarizado” para essa direção. Isto é, quando uma parte do intestino fica distendida, ocorre constrição no lado cefálico da zona distendida enquanto que no seu lado anal, ocorre distensão. A constrição superior empurra o conteúdo visceral para diante que tem sua passagem facilitada pela dilatação inferior como resultado o conteúdo intestinal progride normalmente em direção anal e não na cefálica: isso é a lei do intestino.
2. DEGLUTIÇÃO
A deglutição é um processo contínuo. Apesar do processo