fisica
1. PONTO DE VISTA FACTUAL A obra é bem pesada, suas cores são extremamente pesadas, baseadas em muito preto cinza, branco com alguns traços amarelados, traduzindo os intensos sentimentos que o abalaram na destruição de Guernica, sua rejeição a tamanha violência. Não tem forma especifica e suas varias imagens de pessoas, animais e edifícios são confusas e traz um impacto bem grande.
2. PONTO DE VISTA EXPRESSIONAL
Ela parece trazer todo terror vivenciado por Picasso e seus contemporâneos durante a Guerra Civil Espanhola, a obra será eternamente o símbolo da destruição que o Homem pode causar, mas também de seu potencial para o entendimento e a convivência com o outro.
3. PONTO DE VISTA TÉCNICO
Primeiramente a obra nasce através de fotos do bombardeio, durante alguns meses, não teve sucesso em um tema para o painel de quase 8 metros de comprimento, por fim escolhe o nome da cidade, sua técnica de pintura se baseou no óleo sobre a tela, o suporte é uma tela de linho e cânhamo, Picasso aplicou um fixador sobre uma cera resinosa para proteção da obra em seu verso.
4. PONTO DE VISTA CONVENCIONAL
Os destaques da obra são, o cavalo, que representa o povo inocente, a distorção na cabeça do animal representa o pânico das pessoas e a dor do animal ferido. O touro que é um símbolo da cultura espanhola, ela esta associada a força ,porem ele representa terror na obra também. As luzes Picasso pinta de uma forca que lembra uma lâmpada da cela de um torturador, e próxima a ela esta o candelabro e símbolos que representam a luta entre o bem e o mala a morte e a vida. As figuras humanas mostram dor e seus corpos dilacerados banhados