Aspiração das vias aéreas superiores: orotraqueal, nasotraqueal e endotraqueal: técnicas cuidados de enfermagem sistematização (sae)
ASPIRAÇÃO DAS VIAS AÉREAS SUPERIORES:
OROTRAQUEAL, NASOTRAQUEAL E ENDOTRAQUEAL.
ASPIRAÇÃO DAS VIAS AÉREAS SUPERIORES:
OROTRAQUEAL, NASOTRAQUEAL E ENDOTRAQUEAL:
▪ TÉCNICAS
▪ CUIDADOS DE ENFERMAGEM
▪ SISTEMATIZAÇÃO (SAE)
Disciplina: Exame Físico e Psicológico de Enfermagem
Docente: Janete
Acadêmicos (as):
Magda Maria Repelevicz
Vandressa Martins
Sueli Golfeto
Francisca Regina
Sheila Batista
Foz do Iguaçu, 10 de maio de 2011.
INTRODUÇÃO
A aspiração é a sucção mecânica de secreções das vias aéreas (orofaríngea, nasofaríngea e endotraqueal) e da cavidade oral. Os objetivos da aspiração de secreções são: manter via aérea pérvia; retirar secreções das vias aéreas inferiores; estimular o reflexo da tosse; melhorar o padrão respiratório e o conforto do paciente; preparar o paciente para extubação; coletar amostra de escarro.
São considerados sinais e sintomas de secreções excessivas: secreções visíveis ou audíveis na via aérea; sons respiratórios adventícios ou ausência de murmúrios vesiculares; aumento do trabalho respiratório; aumento do pico de pressão inspiratória, regime ventilatório de volume controlado; volume de ar corrente diminuído, regime ventilatório de pressão controlada; suspeita de aspiração de secreções gástricas ou das vias aéreas superiores; gasometria arterial alterada; diminuição da saturação do oxigênio; mudanças radiológicas coerentes com a retenção de secreções pulmonares.
TRATAMENTO DAS VIAS AÉREAS
A ventilação adequada depende do movimento livre do ar através das vias aérea superiores e inferiores. Em muitos distúrbios, a via aérea fica estreita ou bloqueada em conseqüência da doença, broncoconstrição (estreitamento da via aérea através da contração das fibras musculares), um coro estranho ou secreções. Manter uma via