Secretariado Escolar
Início de ano, chegada a temporada de matrículas, vários pais com seus filhos aguardam sua vez para preencher a ficha do aluno. Um pai, impaciente com a demora, vai até o balcão da recepção, ultrapassando outras pessoas na fila, e começa a gritar com a secretária para que a mesma o atendesse antes que todos. A funcionária pediu para que o senhor voltasse ao seu lugar e explicou que o motivo da demora era por estar atendendo sozinha as pessoas. O pai continuou insistindo para que a matrícula de seu filho fosse realizada naquele instante ou iria embora. Com medo de que a situação saísse do controle, pois outros pais já estavam ficando irritados com aquilo tudo.
Com o conhecimento das teorias XY de McGregor, viu que o responsável estava agindo de forma X, sendo assim, teve uma atitude em resposta a essa teoria: a secretária pediu ajuda de um supervisor para que retirasse o pai do local. Esse, por sua vez, ficou revoltado e saiu dizendo que matricularia seu filho em outra escola.
Análise: O pai agiu colocando em prática a teoria X, pressionando a secretária para que ela fizesse logo o que pedia. Mesmo com a sua explicação, ele continuou sendo autoritário, como se a demora fosse fonte da preguiça e falta de responsabilidade dela. Sabendo disso, a secretária agiu conforme a teoria: por meio de ameaças de punição, coagindo o responsável. O pai poderia ir até a secretária de forma gentil e educada - assim como a mesma agiu com ele, inicialmente - perguntando-lhe o motivo da demora, colocando em prática a teoria Y, sem fazer nenhum tipo de pressão ou ameaça. Se o homem tivesse agido dessa maneira, não haveria tamanha confusão, não teria sido expulso do local e ainda por cima, estressando mais a funcionária.
Situação 2:
A secretária de uma escola de porte médio se demitiu, havia arranjado um novo emprego. A nova secretária foi contratada e após duas semanas no novo emprego, precisou fazer os boletins