Secretaria E Contabilidade
16 / FEVEREIRO / 2007
DICAS DE CONTABILIDADE:
Noções de contabilidade para secretárias liberais
Por Antônio Inácio Ribeiro
Colunista-titular do Portal Brasil e Diretor da Odontex, www.odontex.com.br Como o propósito deste artigo não é formar contadores, procurarei dar-lhe idéias dos tópicos mais importantes na contabilidade sem emitir conceitos, para que você, entendendo o que é, consiga trabalhar melhor com os itens que estão envolvidos na contabilidade do consultório ou escritório. Assim sendo, contabilidade é o registro dos atos e fatos administrativos. Ou seja, organizar os documentos, que são todos os papéis que usamos para acompanhar as receitas e despesas do locar em que você trabalha e assim saber qual é a sua situação financeira.
CONTRATOS
São documentos que não entram na contabilidade propriamente dita, mas são igualmente importantes. Os mais comuns são os de locação do imóvel, de cheque especial ou de algum empréstimo, de leasing (um tipo de aluguel de equipamentos ou automóveis), de prestação de serviço a alguma empresa ou convênio e outros. Todos os contratos devem ser arquivados em pasta própria, podendo ser uma pasta só para todos, se não forem muitos.
RECIBOS
São comprovantes de pagamentos ou recebimentos. Se forem de recebimentos, o que fica para contabilizar é a cópia feita com papel carbono. Se forem os de pagamentos, devem ser os originais. Para maior clareza e validade, devem ter bem claro a que pagamento se referem e correto por inteiro o nome de quem pagou e de quem recebeu, mesmo que sejam assinados. Se tiverem numeração, são ainda mais completos e fáceis de controlar.
NOTAS FISCAIS São os comprovantes legais de tudo o que é comprado e a forma de contabilizar as despesas do consultório ou escritório. Existem as de Série Única, que são grandes e em duas ou três vias, discriminando o comprador com seu nome, endereço e número do CNPJ (antigo CGC) ou CPF.