Contabilidade Aplicada no Setor Público
MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades
Juliano Chavaglia de Almeida
CONTABILIDADE PÚBLICA – CONVERGÊNCIA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS
Sorocaba
2010
Anhanguera Educacional S.A.
Juliano Chavaglia de Almeida
CONTABILIDADE PÚBLICA – CONVERGÊNCIA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS
Projeto de Pesquisa de Trabalho Acadêmico apresentado como exigência parcial para conclusão do curso MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades à Profª. Ms. Érica Regina da Silva, da Anhangüera Educacional S.A., da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica.
Orientadora: Profª Ms. Érica Regina da Silva
Sorocaba
2010
Sumário
Introdução 04
Justificativa 05
Objetivos 06
Metodologia 07
Cronograma 08
Bibliografia 10
Introdução
A Resolução CFC 1.103/2007 criou o Comitê Gestor da Convergência no Brasil, com a tarefa de identificar e monitorar as ações necessárias para a convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade às Normas Internacionais de Contabilidade após a publicação da Lei 11.638/2007.
A adesão do Ministério da Fazenda ao Comitê Gestor se deu pela publicação da Portaria MF 184/2008, visto que a responsabilidade pela edição das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público é de sua competência.
No mês de novembro de 2008 o Conselho Federal de Contabilidade editou e publicou as Resoluções de números 1.128 a 1137. Essas resoluções tem por finalidade convergir as atuais Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP) para as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público.
O ano de 2013 é o prazo final para a adoção em todas as esferas de governo dessas novas normas.
Justificativa
Esse é o grande desafio da administração pública para os próximos anos, a Lei 11.638/07 trouxe um novo conceito de contabilidade até então desconhecido da grande maioria dos contabilistas. Somente