O que são capacidades físicas
Segundo DARIDO E SOUZA JUNIOR (2008), “Capacidades físicas são ações musculares e processos motores que dizem respeito a formação corporal e a técnica de movimentos” e para um profissional de educação física algumas medidas precisam ser adotadas e entendidas para auxiliar uma pessoa quanto a atividade física. Primeiramente precisa ser entendido que todas as pessoas possuem as mesmas capacidades, podendo ter variação nos padrões de força e fraqueza, isso num segundo momento irá ser de extrema importância para a performance de excelência numa atividade. Outra medida é a capacidade podendo alterar a performance final, mas é apenas um fator que se soma a muitos outros como a prática, experiência, oportunidades e outros (SCHIMDT ; WRISBERG, 2010).
Identificando as capacidades
Identificar capacidades fortes e fracas é um trabalho muito difícil e minucioso que pode ser feito até certo ponto por profissionais como por exemplo, um técnico encontra uma menina muito alta e vê nela a oportunidade de ser uma jogadora de vôlei, porém capacidades sutis como jogar xadrez ou tocar piano não são fáceis de serem identificadas. Porém não se pode confudir anos de prática para uma habilidade específica, com capacidades fortes (SCHIMDT ; WRISBERG, 2010).
A performance de um indivíduo passa por estágios como o inicial e o avançado, cada um com suas particularidades. Por esse motivo seria um equívoco dizer que um iniciante de alguma prática esportiva que tenha dificuldade no início da aprendizagem não possa vir a ser um atleta de alto rendimento, pois tal pessoa pode ter capacidade para o estágio avançado e não tem prática suficiente. A própria busca pelo sucesso e experiência baseada em várias tarefas faz com que o indivíduo se auto-selecione para atividades adequadas (SCHIMDT ; WRISBERG, 2010).
O desempenho final para a prática de uma atividade inclui uma variedade de questões além da capacidade do indivíduo e devem ser levadas em consideração, como a