SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA O
ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE ARAPUTANGA
ESCOLA ESTADUAL JOÃO SATO
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
TURMA: 2º A
ROMANTISMO
ARAPUTANGA-MT, 2015
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE ARAPUTANGA
ESCOLA ESTADUAL JOÃO SATO
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
TURMA: 2º A
ROMANTISMO
DISCENTES: GREINIESLY OLIVEIRA KAMILA SILVA LEANDRO CESTARE
ARAPUTANGA-MT, 2015
Sumário
1. Introdução;
2. Contexto Histórico;
3. Autores do Romantismo;
4. Conclusão;
5. Referências Bibliográficas.
1. Introdução
O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX.
O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
As características principais deste período são: valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história. Este período foi fortemente influenciado pelos ideais do iluminismo e pela liberdade conquistada na Revolução Francesa.
2. Contexto Histórico
Após 1822, cresce no Brasil independente o sentimento de nacionalismo, busca-se o passado histórico, exalta-se a natureza da pátria; na realidade, características já cultivadas na Europa e que se encaixavam perfeitamente à necessidade brasileira de ofuscar profundas crises sociais, financeiras e econômicas. De 1823 a 1831, o Brasil viveu um período conturbado como reflexo do autoritarismo de D. Pedro I: a dissolução da Assembleia Constituinte; a Constituição outorgada; a Confederação do