ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DA CRECHE
A organização dos espaços na creche está intimamente ligada ao desenvolvimento da identidade e da autonomia dos pequenos. Quanto melhor a estrutura das salas, área externa e áreas comuns, mais chances os pequenos têm de vivenciar boas experiências de aprendizagem.
Várias instituições de Educação Infantil se organizaram para integrar os espaços à rotina pedagógica.Com isso a Organização e Estrutura da creche é de suma importância.Veremos como as instituições trabalham isso.
Creche - divisão e organização das salas de atividades
Uma das primeiras responsabilidades da direção de uma creche é estabelecer uma forma de reunir as crianças, por idade e desenvolvimento. Muitas vezes, crianças de uma mesma idade apresentam desenvolvimentos diferentes, de acordo com a individualidade. Por exemplo, uma criança que entra na creche com 11 meses, e ainda não anda, vai frequentar uma turma um pouco superior à sua idade, nesse caso, a turma de 1 ano, com crianças que já andam.
A criança precisa de parâmetros de comparação, para que ela se desenvolva e seja estimulada de maneira adequada à sua faixa etária. Para entender o comportamento da criança, é necessário conhecer o seu crescimento e desenvolvimento.
Como organizar a rotina em creches e pré-escolas
Ambientes lotados, horários de entrada e saída conturbados e filas imensas no refeitório, no banheiro e no parque. Em uma escola de Educação Infantil, esses são alguns dos indícios de que a organização da rotina não vai bem. Uma das maneiras de solucionar esses problemas é propor atividades que ocorram simultaneamente - em espaços diferentes - e o escalonamento dos horários das turmas, dos funcionários e dos educadores.
A gestão do tempo em Educação Infantil requer flexibilidade e planejamento constantes. A prioridade é o atendimento às crianças, com necessidades de cuidados e aprendizagem próprias, que devem ser sempre respeitadas.
Como cada faixa etária requer uma dinâmica diferente, não cabe