Secagem solar da fruta de jabuticaba
*Caroline Regina Fuzinato Pavan
________________________________________
RESUMO
Este trabalho teve como Objetivo avaliar a secagem da fruta de Jabuticaba em uma estufa solar. A jabuticaba por ser rica em vitaminas e auxiliar em algumas doenças, é fundamental estudo de sua desidratação, para que seja encontrada desidratada em estabelecimentos comerciais, mesmo fora de sua temporada de colheita. O secador desenvolvido por aquecimento de energia solar foi construído e utilizados na secagem da fruta de Jabuticaba. As cinco amostras foram secas durante o dia por energia solar direta, durante um período de exposição ao sol de oito horas por dia. A secagem da fruta foi comparada através das cinco diferentes amostras inseridas dentro da estufa, no qual tiveram diferentes tempos de secagem de cada amostra diferente. A temperatura é um dos principais fatores para que ocorra a secagem das mesmas, desta forma, uma tabela de medições será apresentada para comparativos, no qual teve uma variação de temperatura de aproximadamente 40C a 66C dentro da estufa. A secagem total das frutas a partir da radiação direta obteve duração de 48 horas.
Palavras-chave: 1) estufa solar; 2) desidratação de jabuticaba; 3) radiação solar; 4) agroindústria.
________________________________________
INTRODUÇÃO
Com o avanço industrial nos últimos anos, foi possível verificar o aumento de combustíveis fosseis expelidos para atmosfera, de maneira consequente que este é o material mais utilizado na geração de energia, usado principalmente em motores de combustão, são responsáveis pela emissão de uma considerável quantidade de CO2. (SILVA, 2010).
Em razão do aumento de CO2, que é um dos principais gases causadores do efeito estufa e este do aquecimento global e com o aumento das agroindústrias, começou a se pensar em fontes de energias alternativas. (SILVA, 2010).
Uma das fontes de energia mais promissoras, em função de ser uma energia limpa, caracterizada