O homem: uma análise evolutiva através de um olhar antropológico
O HOMEM: UMA ANÁLISE EVOLUTIVA ATRAVÉS DE UM OLHAR ANTROPOLÓGICO
UFMS
2008
DAYHANY BARBOSA CHAVES
O HOMEM: UMA ANÁLISE EVOLUTIVA ATRAVÉS DE UM OLHAR ANTROPOLÓGICO
Trabalho de aproveitamento da disciplina de Antropologia Jurídica do Curso de Direito oferecida ao 1º ano da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Três Lagoas, sob orientação do Prof.º Adaílsom Moreira.
UFMS
2008
INTRODUÇÃO
Quando propõe-se discutir sobre o homem, deve-se sempre considerar a impossibilidade de se alcançar uma definição concreta do que seja este ser, já que para entender o mesmo é necessário olhar toda a gama de complexidades que o compõe e que muitas vezes foge do controle e da capacidade de análise de qualquer ciência que possui o indivíduo como objeto de pesquisa. Pensando por esta linha o que se pretende aqui realizar é um apanhado geral, construído por filósofos, historiadores, biólogos, antropólogos e outros cientistas que se propuseram estudar a espécie humana ao longo da sua existência, para que após estas leituras entenda-se partes que compõe este ser tão intrigante que é o homem. Após estas leituras realizar-se-á uma análise sobre a introdução ou o agrupamento do indivíduo dando origem as sociedades e como conseqüência, far-se-á uma análise de suas produções, ou seja, o homem como construtor de algo único e inacessível a qualquer outra espécie, a cultura.
1. DEFINIÇÕES
Para o dicionário Aurélio homem é “qualquer indivíduo pertencente à espécie humana que apresenta o maior grau de complexidade na escala evolutiva, cada um dos indivíduos da espécie Homo Sapiens” (1986; p. 903). O Dicionário Caldas Aulete apresenta uma definição de homem um pouco mais específica, atribuindo particularidade como a capacidade de utilizar-se da