Secagem de Soja em Leito Fluidizado
Secagem de Soja em Leito Fluidizado
Belo Horizonte
2009
Centro Universitário Una
Secagem do Farelo de Soja em Leito Fluidizado
Trabalho apresentado como requisito de avaliação no curso de Engenharia Química do Centro Universitário Una.
Professor Orientador: Milena Pereira
Belo Horizonte.
2009
RESUMO
Após a obtenção do farelo através do processo de torrefação e moagem da soja o produto passa pelo leito fluidizado com ar quente para a retirada da umidade, a fim de inibir a ação de algumas enzimas que dificultam sua digestão quando utilizada na alimentação de animais, e deterioram o farelo quando embalado para comercialização.
O secador típico das indústrias de farelo de soja é do tipo rotativo com aquecimento indireto, porém esta operação é grande consumidora de energia, por este motivo nosso objetivo é demonstrar a secagem do farelo de soja através da técnica de Leito Fluidizado, que é utilizada principalmente para sólidos particulados e também é aplicada na secagem de soluções e pastas.
Lista de figuras
RESUMO 3
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 Objetivos: 6
1.2 Objetivos específicos: 6
1.3 Hipóteses: 6
1.4 Suposições: 7
2 DESENVOLVIMENTO 8
2.1 Referencial teórico 8
2.2Metodologia 8
2.2.1Materiais utilizados para a moagem do leito 8
2.3Apresentação dos dados 9
2.4Analise dos dados 15
3 CONCLUSÃO 15
1 INTRODUÇÃO
O Farelo de Soja é utilizado basicamente como suplemento rico em proteínas para a criação de gados, suínos e aves, mas pode ser empregado também como alimento de peixe na aqüicultura e na produção de ração de animais domésticos. Este farelo é obtido a partir da torrefação e moagem da Torta de soja, substância que permanece após a extração do