Secagem com circulação de ar forçada
Durante o processo é necessário o fornecimento de calor, forma de energia, possibilitando a ocorrência da evaporação da umidade do material, também deve haver um sorvedor de umidade para remover o vapor de água formado a partir da superfície do material a ser seco. Essa operação é realizada em tempo variável de duração, podendo consumir de alguns segundos a alguns dias (HECK, N.C).
O valor da umidade para um dado sólido está relacionado à base seca ou úmida. Define-se umidade de um sólido na base seca (Wb) como o quociente entre a massa de umidade (Ma) e a massa do sólido isenta desta umidade (Md) (Equação 1) (PACHECO).
.
(1)
Por sua vez, a umidade de um sólido na base úmida (Ww) é definida como o quociente entre a massa de umidade (Ma) e a massa do sólido úmido (Md+Ma) (Equação 2) (PACHECO). (2)
A transformação da umidade de uma base para outra pode ser obtida pelas seguintes expressões (PACHECO): (3) (4)
O tipo de secagem a ser utilizada depende do produto a ser desidratado, da sua constituição química, das características físicas do produto final desejado e da análise do ponto de vista do movimento do fluido na superfície do material (ANTONIO, G.C. et al, 2006).
Sendo assim, cada secador atende às especificidades