secadores
A absorção de gases é um processo muito utilizado em plantas industriais, principalmente nos processos químicos, seja na preparação da matéria-prima para a transformação de insumos em produtos finais bem como na purificação dos produtos obtidos de tais processos, que consistem na transferência de um componente de uma mistura gasosa para um líquido absorvente devido à solubilidade e à diferença de concentração entre as fases. Além disso, a transferência de massa bem como as reações químicas envolvidas em todas as fases acontecem simultaneamente e são extremamente importantes para a prática dos processos industriais.
O conhecimento dos fenômenos de transferência de massa envolvidos, neste processo, é essencial para a avaliação da capacidade de separação e o cálculo da eficiência de transferência de massa, condições operacionais primordiais para o dimensionamento de equipamentos utilizados neste tipo de operação unitária. Estes equipamentos, definidos como colunas da absorção, incorporam em seu interior dispositivos que visam o aumento da área efetiva de transferência de massa e são descritos na literatura como dispositivos auxiliares de contato líquido-gás. Tais dispositivos, denominados pratos, dependendo da sua característica física e mecânica podem ser perfurados, valvulados ou de campânulas, e apresentam diferentes características operacionais principalmente no que se refere aos fenômenos de transferência e de borbulhamento entre as fases na sua superfície.
A caracterização deste tipo de processo, e a sua grande relevância fenomenológica, leva a sua aplicação ao tratamento de gases presentes em ambientes aéreos que estão sujeitos, face à natureza de atividades de transformação, à presença de fontes geradoras de gases orgânicos e inorgânicos. Estes contaminantes distribuem-se pelo ambiente aéreo, principalmente, pelos mecanismos convectivos e difusivos de transferência de massa