Secador Tambor
Alunos: Eduardo Cordova, Graziela Cordeiro, Giovana Trevisani, Jordana Schneider
Os secadores a tambor são horizontais e cilíndricos aquecidos internamente por vapor de água. São normalmente utilizados para secar substâncias orgânicas, lamas e pastas, desde que o produto obtido não seja duro ou poroso a ponto de lesionar a superfície do tambor. A velocidade, a temperatura e a espessura do produto raspado pode ser controlado para se obter o teor de umidade desejado (FOUST et al., 1982).
Os Secadores de tambor simples são cilindros horizontais giratórios aquecidos internamento por vapor d’água. A suspensão a ser secada é espalhada pela superfície externa do secador, e a secagem se realiza enquanto o tambor efetua suas rotações. A camada de suspensão seca é retirada da superfície do tambor com uma faca raspadora. Os secadores simples podem ser alimentados por um tabuleiro de alimentação ou também por mergulho, onde o tambor gira parcialmente imerso no tanque que contém a suspensão da carga. O produto é obtido na forma de escamas. Umas das vantagens do secador tambor simples é que há uma grande capacidade de produção e operação contínua, ele possui uma estrutura simples, é fácil de operar e tem baixos custos de manutenção (FOUST et al., 1982).
O secador a tambor duplo apresenta em sua configuração dois tambores, sendo que entre eles é feita a alimentação da suspensão. Os tambores giram em direções contrárias na base e se encontram na parte superior. A espessura da película que ficará retida na superfície dos tambores irá depender de características da própria suspensão, da velocidade de rotação dos tambores e da distância entre eles. Essas duas últimas variáveis ainda podem ser ajustadas para compensar eventuais alterações das características da carga. Aquecido com vapor, ele é capaz de produzir elevadas quantidades de material seco. A alimentação é feita com umidade na faixa de 50 a 60%. O tambor rotativo duplo garante uma espessura mais uniforme