Plantas Medicinais
Trabalho de Biologia
Aluno: Matheus Nascimento Schuina Série: 3ºV
Cachoeiro de Itapemirim
26/11/2013
Nome científico: Pimpinella anisum
Nomes populares: Anis, semente de anis, cuminho doce, erva- doce.
Fins medicinais: Age contra cólicas infantis, gastrite nervosa, enxaquecas (especialmente as provocadas por problemas digestivos). Também é indicada como purificador do hálito, ela é um bom remédio contra gases e evita contrações dolorosas do estômago e intestino, as populares cólicas.
Parte utilizada para a fabricação do medicamento: Sementes
Como usar: Para aliviar enjoos coloque 3 colheres de sopa da semente em 1 garrafa de vinho branco. Deixe descansar por dez dias e coe. Tome um cálice antes das principais refeições.
Nome científico: Uncaria tomentosa
Nomes populares: unha-de-gato
Fins medicinais: Atua em inflamações da pele, artrite, amigdalite. Tem forte ação anti-inflamatória e analgésica, graças aos alcaloides, entre eles a mitrafilina e a pteropodina.
Parte utilizada para a fabricação do medicamento: Folha
Como usar: Para aumentar a resistência, faça uma decocção usando 1 colher de sopa de raízes ou entrecasca do cipó seca para cada xícara de água. Tome uma única vez, pela manhã.
Nome científico: Malva silvestris
Nomes populares: Malva-grande, malva-azul, malva-de-botica, malva-silvestre
Fins medicinais: É usada em compressas para problemas de pele, sendo um bom hidratante, além de compostos com propriedades antissépticas. Ela possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que são muito eficazes no tratamento de problemas da região bucal. Suas folhas combatem inflamações graças às mucilagens e à antocianina, compostos com propriedades antissépticas.
Parte utilizada para a