Sele o de Secadores
ENGENHARIA MECÂNICA
SELEÇÃO DE SECADORES
Belo Horizonte, 27 de Novembro de 2014
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo a seleção de secadores que serão utilizados no processo de secagem dos produtos: folhas de orégano, rocha de fosfato e minério de ferro.
“Processo de remoção de substâncias voláteis (umidade) de um material sólido ou líquido, devido à existência de gradientes de potencial de umidade (pressão de vapor) e de temperatura entre o meio do qual a umidade é removida e o meio para o qual a umidade é transferida.”
2. SELEÇÃO DE SECADORES
2.1. Folhas de orégano
O orégano é cientificamente conhecido como Origanum vulgare L. Esta planta é utilizada de diversas formas, sendo que possui ação analgésica e propriedades estimulantes do sistema nervoso e da digestão.
Figura 1: Folhas de orégano após passarem pelo processo de secagem.
Após o processo de secagem, as folhas de orégano, normalmente, têm seu peso reduzido para 25%. A secagem deve ser feita à sombra ou em estufas com regulação da temperatura por um tempo de aproximadamente 24 horas, sendo que a a temperatura máxima de secagem deve ficar em torno de 40 a 45ºC. Não é recomendado a utilização da luz solar, pois esta reduz a quantidade do óleo essencial que está presente no material.
Segundo o artigo disponibilizado, através do método de operação, os secadores possíveis são: bandeja seja em batelada por convecção ou condução ou contínuo por convecção; tambor, em processo contínuo por condução; e esteira, em processo contínuo por convecção.
Através do método baseado na forma física da alimentação, têm-se os secadores possíveis: bandeja a vácuo, bandeja convectiva, tambor e bandeja contínua.
Tomando como referência o algoritmo de VAN’T LAND (1991) em batelada, tem-se: Limite de Temperatura. T ≤ 30 ºC Sim. É necessária agitação Não Secador de bandejas à vácuo.
Logo, chega-se a conclusão, que o secador mais apropriado para a secagem de