Seca Do Rio S O Francisco
Francisco
na região Nordestina
Sobre
O rio São Francisco, popularmente conhecido por “Velho Chico”, nasce na
Serra da Canastra (Minas Gerais). Possui uma extensão de 2800 quilômetros e atravessa os estados de Minas
Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.
Desemboca no Oceano Atlântico e possui vários rios afluentes em sua bacia hidrográfica: Abaeté, das Velhas, Paraopeba, Jequitaí, Paracatu,
Verde Grande, Urucuia, Carinhanha, Corrente e Grande.
Importância
O São Francisco possui uma grande importância econômica na região por onde passa, pois, é usado para navegação, irrigação de plantações e pesca. Em função desta importância, existe um projeto do governo federal que pretende fazer a transposição do rio para que as águas possam atingir regiões que sofrem com a seca nordestina.
Transposição do Rio São
Francisco
O projeto de transposição do Rio São Francisco é um tema bastante polêmico, pois engloba a suposta tentativa de solucionar um problema que há muito afeta as populações do semi-árido brasileiro, a seca; e, ao mesmo tempo, trata-se de um projeto delicado do ponto de vista ambiental, pois irá afetar um dos rios mais importantes do Brasil, tanto pela sua extensão e importância na manutenção da biodiversidade, quanto pela sua utilização em transportes e abastecimento.
O projeto surgiu com o argumento de sanar essa deficiência hídrica na região do Semi-Árido através da transferência de água do rio para abastecimento de açudes e rios menores na região nordeste, diminuindo a seca no período de estiagem. Eixos
O Eixo Norte do projeto, que levará água para os sertões de Pernambuco,
Paraíba, Ceará e rio Grande do Norte, terá 400 km de extensão alimentando 4 rios, três sub-bacias do São Francisco (Brígida, Terra Nova e Pajeú) e mais dois açudes: Entre Montes e Chapéu.
O Eixo Leste abastecerá parte do sertão e as regiões do agreste de
Pernambuco e da Paraíba com 220 km aproximadamente até o Rio
Paraíba, depois de