Gestão de Recursos Naturais
Colégio Estadual Vereador Pedro Piekas. Ensino Fundamental, Médio, Profissional.
Este trabalho foi desenvolvido pelas alunas Rafaela Quariniri n37 e Ana Clara M.P n05 e foi elaborado pela professora Aletheia da disciplina de Gestão de Recursos Naturais.
Almirante Tamandaré, 30 de Outubro de 2013.
Desenvolvimento
A Indústria da seca
A indústria da seca é um termo utilizado para designar a estratégia de alguns políticos que aproveitam a tragédia da seca na região nordeste do Brasil para ganho próprio. O termo começou a ser usado na década de 60 por Antônio Callado que já denunciava no Correio da Manhã os problemas da região do semi-árido brasileiro.
Os problemas sociais no chamado “polígono da seca” são bastante conhecidos por todos, mas nem todos sabem que não precisava ser assim. A seca em si, não é o problema. Países como EUA que cultivam áreas imensas e com sucesso em regiões como a Califórnia, onde chove sete vezes menos do que no polígono da seca, e Israel, que consegue manter um nível de vida razoável em um deserto (Negev), são provas disso.
A seca é um fenômeno natural periódico que pode ser contornada com o monitoramento do regime de chuvas, implantação de técnicas próprias para regiões com escassez hídrica ou projetos de irrigação e açudes, além de outras alternativas. Estes últimos, porém, são frequentemente utilizados para encobrir desvios de verbas em projetos superfaturados ou em