Sd
Henri Fayol é considerado o fundador da abordagem anatômica da Administração. Nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo as consequências da revolução industrial e, mais tarde, da Primeira Guerra Mundial. Formou-se em engenharia de minas aos 19 anos e entrou para uma empresa metarlurgica e carbonífera onde desenvolveu toda a sua carreira. Fayol expôs inicialmente as suas teorias de administração em uma conferencia perante a sociedade de indústria mineira (1908)
Ciência da Administração de Fayol.
Fayol sempre afirmou que seu êxito se devia não só ás suas qualidades pessoais, mas aos métodos que empregava. Fayol, empregou seus últimos anos de vida a tarefa de demonstrar que, com previsão cientifica e métodos adequados de gerência, resultados satisfatórios eram inevitáveis.
Seis funções básicas da empresa: Fundação Técnica (relacionada com a proposta de bens ou de serviços)
Função Comercial(relacionada com a compra, venda e permutação)
Função Financeira (relacionada com a procura e gerencia de capitais)
Função de Segurança(relacionada com a proteção de bens e de pessoas)
Funções Contábeis ( Relacionadas com os inventários, registros, balanço, custos, estatísticas)
Função administrativa(relacionada com a integração de cúpula das outras 5 funções)
Conceito de Administração:
Fayol define o ato de administrar como sendo: prever, organizar, comandar, coordenar, controlar.
TEORIA DA ORANIZAÇÃO
A Teoria Clássica concebe a organização como se fora uma estrutura. Para Fayol, a organização abrange somente o estabelecimento da estrutura e da forma, sendo, portanto, estática e limitada.
Mooney, considerado o inovador da Teoria da Organização, “a organização é a forma de toda associação humana para a realização de um fim comum. A técnica da organização pode ser descrita como a técnica de correlacionar atividades específicas ou funções num todo coordenado. Os principais aspectos da Teoria da Organização para Fayol são:
Divisão do trabalho;