Marx A Luta De Classes
O objetivo principal de Marx é abolir os antagonismos das classes sociais ao coletivizar os meios de produção e criar uma sociedade sem classes, uma sociedade igualitária, na qual todas as pessoas deveriam ter oportunidades iguais para desenvolverem suas potencialidades.
Para Marx, o capitalismo não passava de uma grande injustiça social, enriquecendo a burguesia por meio da mais-valia, e empobrecendo o proletariado por meio da exploração e da alienação.
O Capital é o segundo livro mais vendido do mundo. Karl Marx estudou muito sobre o capitalismo e analisou o capital constante (máquinas, equipamentos, matérias-primas etc.) e o capital variável (força de trabalho). No capitalismo industrial a força de trabalho assalariada tornou-se uma mercadoria. O valor da força de trabalho é pago pelo capitalista com o salário estritamente necessário a sobrevivência do trabalhador. O capitalista enriquece ao comprar mais máquinas, mais matérias-primas para aumentar a produção, enquanto o trabalhador empobrece ao vender suas horas de trabalho para sobreviver, desta forma, o capitalista se apropria do trabalho excedente, então, este se transforma em mais-valia. Portanto, a mais-valia é constituída na produção social, enquanto a sua transformação em capital, depende do comércio e da circulação das mercadorias.
Karl Marx quando vivo não negou a superpopulação como causa da fome. Ele afirmou que o crescimento populacional é o resultado do modo de produção capitalista. Marx acreditava que o capitalismo necessitava de mão de obra abundante e barata: