Scrum
SCRUM
Prof.ª Juliana Paschoal Bueno
5ºCCO
Anderson RODRIGUES SERAPIÃO
Alex SANDRO DOS SANTOS
Larissa CELESTE
SCRUM
O Scrum é um conjunto de ferramentas e práticas, organizadas em processos para o gerenciamento de projetos de software (SCHWABER, 2004). Oferece uma alternativa as metodologias como o conjunto de práticas de gestão de projetos PMBOK divulgado e publicado pela instituição PMI e RUP, Rational Unified Process. Desenvolvido em meados dos anos 90, o Scrum adaptou-se bem a empresas ou equipes que buscavam resultados mais rápidos no desenvolvimento de software. Seus criadores, Jeff Sutherland, responsável por diversas práticas utilizadas no Scrum, Ken Schwaber, que introduziu essas práticas no desenvolvimento de software, Mike Beedle, o primeiro a aplicar o este conjunto de ferramentas, processos e práticas junto à metodologia de desenvolvimento de software XP ou Extreme Programming, popularizaram o framework através da publicação do livro “Agile Software Development with Scrum” (2001) (COHEN, 2010).
No Scrum, o desenvolvimento do projeto é baseado no empirismo, ou seja, na experiência adquirida durante as fases do projeto. Neste modelo, em seu livro “Agile Software Development with Scrum”, Ken Schwaber demonstra estudos de aumento da produtividade entre 100% e 300%, além da redução de riscos, maior flexibilidade nos requisitos e melhoria do ambiente de trabalho (SCHWABER, 2004).
O funcionamento básico do Scrum é baseado em ferramentas que auxiliam o gerenciamento de um projeto, no envolvimento dos interessados e principalmente no processo iterativo de desenvolvimento. Entre as ferramentas do Scrum (SCHWABER, 2004) podemos listar:
* Burndown Chart: É uma das principais ferramentas do Scrum e apresenta uma representação gráfica do estimado versus o realizado no projeto, deixando claro o tempo restante para a conclusão do projeto em andamento.
* Daily Meeting (reunião diária): É a reunião diária da equipe