Scrum guide
Scrum: Desenvolvido e mantido por Ken Schwaber e Jeff Sutherland
Agradecimentos
Geral
Scrum é baseado nas melhores práticas aceitas pelo mercado, utilizadas e provadas por décadas. Ele é definido então em uma teoria de processos empíricos. Como Jim Coplien certa vez observou para o Jeff, “Todos irão gostar de Scrum; isso é o que já fazemos quando nos pressionam contra a parede.”
Pessoas
Das milhares de pessoas que contribuiram para o Scrum, devemos destacar aquelas que contribuiram em seus primeiros dez anos. Primeiro havia o Jeff Sutherland, trabalhando com o Jeff McKenna, e Ken Schwaber com Mike Smith e Chris Martin. Scrum foi formalmente apresentado e publicado no OOPSLA 1995. Durante os cinco anos seguintes, Mike Beadle e Martine Devos fizeram contribuições significativas. E então todos os outros, que sem a sua ajuda o Scrum não teria sido aprimorado no que é atualmente.
História
A história do Scrum já pode ser considerada longa no mundo de desenvolvimento de software. Para honrar os primeiros lugares onde foi testado e aprimorado, honramos a Individual, Inc., Fidelity Investments e IDX (hoje GE Medical).
Tradução
Este guia foi traduzido da versão original em inglês, fornecida por Ken Schwaber e Jeff Sutherland. Em ordem alfabética, realizaram a tradução: Heitor Roriz Filho, Michel Goldenberg e Rafael Sabbagh. Realizaram do Amaral a revisão os integrantes Marcos do grupo Rafael scrumguide_br, Fuchs, Rafael inicialmente formado por: Anderson Marcondes, Ânderson Quadros, Ari Torres Filho, Garrido, Prikladnicki, Rodrigo de Toledo e Rafael Sabbagh (coordenação).
© 2008-2010 Ken Schwaber e Jeff Sutherland, todos os direitos reservados. Pág. | 2
Propósito
Scrum vem sendo utilizado para o desenvolvimento de produtos complexos desde o início dos anos 90. Este guia descreve como usar o Scrum para desenvolver produtos. Scrum não é um processo ou uma técnica para o desenvolvimento de produtos. Ao invés disso, é um framework dentro