Saúde
University of Naples Federico II
Angela Crimi e Anna Pascucci
Università degli Studi di Napoli Federico II
Ouriço-do-mar
Utilização didáctica do ouriço-do-mar para o estudo de fenómenos biológicos fundamentais
Objectivo
Graças às características biológicas do ouriço-do-mar é possível, na escola, com alguns instrumentos, percorrer o caminho do desenvolvimento histórico do conhecimento científico e experimentar descobrir um fenómeno biológico perfeito e fascinante: a desova e a observação de gâmetas, a interacção entre os gâmetas, a inseminação artificial, o desenvolvimento do embrião e o processo de hibridação.
Introdução
Os ouriços-do-mar têm sido utilizados como o organismo modelo para o estudo da embriologia desde o final do século XIX: Oscar Hertwig e Ernst H.
Haechel foram os primeiros a observar o fenómeno da fecundação, a fusão do espermatozóide com o óvulo, para formar uma célula do novo organismo.
Theodor Boveri estudou duas espécies de ouriço-do-mar e concluiu que todos os cromossomas foram necessários para o desenvolvimento embrionário normal. Hans Driesch, da Stazione Zoologica de Nápoles, executou a primeira experiência na qual demonstrou a totipotencia das células estaminais primitivas: ele separou os primeiros dois blastómeros do ouriço-do-mar e observou a formação de duas larvas completas
A utilização do Ouriço-do-mar na escola
Para a actividade didáctica utilizamos duas espécies diferentes de ouriçodo-mar: Paracentrotus lividus e Arbacia lixula.
volvox.cienciaviva.pt
1
Copyright © Angela Crimi e Anna Pascucci, 2007
University of Naples Federico II
Filo
Echinodermi
Filo
Echinodermi
Classe
Echinoidei
Classe
Echinoidei
Ordem
Diadematoidi
Ordem
Diadematoidi
Família
Echinidi
Família
Echinidi
Género
Paracentrotus
Género
Arbacia
Espécie
Paracentrotus lividus
Espécie
Arbacia lixula
A superfície é dura e o esqueleto rijo,