Saúde
CURSO TÉCNICO EM ESTÉTICA – 1na
DOSCENTE: Emília mello costa GLENDA MARIA CORREIA
shantala
NATAL/RN
2010
shantala
Trabalho apresentado ao curso de CST de Estética, da Universidade Potiguar do RN, Baseado na pesquisa feita sobre A Shantala, uma técnica proveniente da Índia, que ajuda o bebê a relaxar, da disciplina de Terapias Estéticas Manuais. Sob a coordenação da Professora Emília Mello Costa.
NATAL/RN
2010
SUMÁRIO
1. RESUMO 2. REVISÃO DE LITERATURA 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 4. BIBLIOGRAFIA
RESUMO
O presente estudo pesquisou que a técnica de Shantala, tem com o objetivo de verificar quais os benefícios que a massagem proporciona para o desenvolvimento dos bebês.
A Shantala é uma arte milenar indiana, foi trazida para o ocidente por um obstetra francês, Frederick Leboyer, sendo que na Índia essa prática é uma atividade diária das mães, que são passadas para suas filhas ainda gestantes, adquirindo os cuidados que devem ter com seu futuro filho. A técnica consiste em massagear o rosto, o peito, os braços e as mãos, a barriga, os pés e as pernas, as costas e finalmente um exercício final para alongar a criança.
A massagem após o nascimento é uma continuação da relação e do contato íntimo que existia entre a mãe e o filho, portanto não é apenas uma massagem terapêutica, é uma interação fisiológica natural. Dentre os principais benefícios que a Shantala proporciona estão: o combate da insônia, de cólicas, entre outros. O presente estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica, com o objetivo geral de evidenciar a importância da Shantala, e seus benefícios para mães/pais e profissionais da saúde.
REVISÃO DE LITERATURA
A Shantala foi trazida para o ocidente pelo médico obstetra francês Frederick Leboyer. Numa viagem a Calcutá, em 1976, ele ficou fascinado ao observar uma jovem que massageava seu bebê. Apesar de fazer parte de um cenário de miséria