Saúde
Introdução 2
Atividade Física 3
Desporto 4 Mal-Estar 4
Dimensão cultural da atividade física 6
Conclusão 9
Bibliografia 10
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de educação física com o objetivo de ser avaliada no módulo 10 – Atividade física, contexto de saúde II.
Vou abordar temas como o processo de controlo de esforço, as dificuldades respiratórias, a fadiga, a recuperação, as semelhanças e diferenças entre a atividade física e o desporto, a dimensão cultural da atividade física ao longo dos tempos e nos dias presentes.
Para a execução do presente trabalho recorri meramente á internet.
Atividade Física – O que é?
A atividade física é definida como “qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso” - Caspersen (1985)
A atividade física é o movimento de qualquer esforço muscular, ou seja, pode ser a execução da mais simples tarefa como levantar um pé ou até mesmo piscar os olhos, mas também pode ser um movimento complexo como fintar ou jogar numa competição desportiva.
A atividade física é realizada em momentos de lazer, em tempos livres e ao nível da educação. Tem por objetivo desenvolver a aptidão física, ganhar força, agilidade, velocidade ou capacidades em outros campos. Geralmente a atividade física é controlada por profissionais de educação física, pois só poderemos desenvolver as nossas capacidades e objetivos quando é devidamente orientada.
A atividade física adaptada por vezes, torna-se necessária aos indivíduos que apresentem indicações médicas ou dificuldades físicas momentâneas ou definitivas, mas tendo em conta o diagnóstico feito pelos médicos, o profissional de educação física deverá ser capaz de criar ao sujeito uma atividade física adaptada sem prejudicar a saúde deste.
Atualmente, o termo “atividade física” refere-se a exercícios com fim de “manter a linha” ou ficar em “boa forma”