Saúde
DEPARTAMENTO DE SAÚDE
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
IV SEMESTRE
GENILBERTA DE MEIRELES BISCARDE
VITAMINA E, E MINERAL FÓSFORO
Alagoinhas-Ba 2014
GENILBERTA DE MEIRELES BISCARDE
Trabalho solicitado como pré-requisito para aprovação no componente curricular Nutrição Humana do quarto semestre do curso de Enfermagem da Faculdade Regional de Alagoinhas-BA, sob orientação do Docente Sylvia.
Alagoinhas-Ba 2014
De acordo com David A. Bender (2010) as vitaminas formam um grupo de compostos quimicamente distintos com uma variedade de funções no corpo. São compostos orgânicos necessários para a manutenção de saúde normal e da integridade metabólica. As vitaminas são necessárias em quantidades muito pequenas da ordem de miligramas ou microgramas por dia, ou seja, podem ser diferenciadas dos ácidos graxos e dos aminoácidos essenciais, que são precisos em maiores quantidades, da ordem de gramas por dia. Para demostrar que um composto é uma vitamina, é necessária mostrar que a privação de indivíduos experimentais irá levar ao desenvolvimento de uma doença por deficiência clínica mais ou menos especifica e sinais metabólicos anormais e que a restauração do composto ausente irá evitar ou corrigir a doença por deficiência e normalizar as anormalidades metabólicas.
A vitamina E foi identificada como essencial para os animais na década de 1920, mas em 1983 que ficou claramente demostrado que ela é essencial para os seres humanos. Ao contrário das outras vitaminas, não foi favorecida nenhuma função fisiológica inequívoca à vitamina E. Ela atua como antioxidante lipossolúvel nas membranas celulares, porém muitas de suas funções podem ser substituídas por antioxidantes sintéticos. Existem evidências epidemiológicas de que um aporte alto de vitamina E está associado a uma menor incidência de doença cardiovascular,