Saúde
No Brasil a saúde da mulher foi incorporada desde o século XX atualmente as mulheres são a maioria da população brasileira e as principais usuárias do sistema único de saúde (SUS).
O Padrão da população feminina vem apresentando mudanças às mulheres estão vivendo mais tempo. Em 1984 o ministério da saúde elaborou o programa de assistência integral a saúde da mulher. (PAISM).
A unidade básica de saúde UBS como provedoras de ações de promoção e prevenção de saúde através de programas destinados a toda população tem adquirido uma imagem que seus serviços são destinados quase que exclusivamente para mulheres. Elas buscam mais consultas médicas, uma pratica não muito adotada pelo sexo masculino.
O PAISM incorporou como principio ações educativas, preventivas de diagnósticos, tratamento e recuperação incluindo assistência a mulher, como pré-natal, DST, câncer do colo do Útero e da mama além de outras necessidades.
O pré-natal e coleta do Papanicolaou são dois cuidados da saúde da mulher que iremos dar ênfase neste momento:
Pré-natal
O principal objetivo da assistência pré-natal é acolher a mulher desde o inicio de sua gravidez-período de mudanças físicas e emocionais_ que cada gestante vivencia de forma distinta. Essas transformações podem gerar medos, duvidas, angustias, fantasias ou simplesmente a curiosidade de saber o que acontece no interior de seu corpo.
Em geral, a consulta de pré-natal envolve procedimentos bastante simples, podendo o profissional de saúde dedicar-se a escutar as demandas da gestante, transmitindo nesse momento o apoio e a confiança necessária para que ela se fortaleça e possa conduzir com mais autonomia a gestação e o parto. A maioria das questões trazidas, embora pareça elementar para quem escuta, pode representar um problema sério para quem o apresenta. Assim, respostas diretas e seguras são significativas para o bem estar da mulher e sua família.
Educação e saúde.
Informação sobre